LEVADA DO FURADO

Ilha da Madeira é repleta de levadas. Nunca ouviu falar? Eu explico: levadas são caminhos ou trilhas que beiram quilômetros de canais de irrigação construídos há muito tempo; e que hoje, sem exagero, formam um dos mais extraordinários circuitos de trekking do mundo. As foto reunidas aqui foram todas feitas no trecho inicial de uma delas, a Levada do Furado.

Levada do Furado

Levada do Furado

O percurso completo, entre as regiões de Ribeiro Frio e Portela, tem 11 quilômetros de extensão, mais ou menos cinco horas de caminhada. Logo no começo, um painel informativo o descreve assim:

“O trilho inicia-se no Ribeiro Frio, concelho de Santana, e, ao longo da cota dos 860 metros de altitude, acompanhamos a esplanada da Levada da Serra do Faial até a casa de divisão de águas, descendo até à zona dos Lamaceiros e finalizando no Miradouro da Portela, no concelho de Mochico.”

Levada do Furado

Levada do Furado

Levada do Furado

Levada do Furado

“O traçado da Levada do Furado é testemunho do árduo trabalho que foi a abertura de canais para o transporte de água, desde as suas nascentes, na vertente norte, até aos campos agrícolas no litoral sul. (…).”

Levada do Furado

Levada do Furado

“É no sítio dos Lamaceiros que se separam as águas, e é aqui que acaba a Levada da Serra do Faial e onde se inicia a descida para a Portela. Atravessando a zona florestal dos Lamaceiros e passando o Posto Florestal dos Lamaceiros, o percurso continua pela estrada de terra até se encontrar a Levada da Portela, que ladeia pela esquerda o Lombo das Faias e terminando ao encontrar a estrada regional E.R. 102.”

Levada do Furado

Levada do Furado

Fotos: © Eduardo Lima / Walkabout

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s