A Ilha da Madeira é repleta de levadas. Nunca ouviu falar? Eu explico: levadas são caminhos ou trilhas que beiram quilômetros de canais de irrigação construídos há muito tempo; e que hoje, sem exagero, formam um dos mais extraordinários circuitos de trekking do mundo. As foto reunidas aqui foram todas feitas no trecho inicial de uma delas, a Levada do Furado.
O percurso completo, entre as regiões de Ribeiro Frio e Portela, tem 11 quilômetros de extensão, mais ou menos cinco horas de caminhada. Logo no começo, um painel informativo o descreve assim:
“O trilho inicia-se no Ribeiro Frio, concelho de Santana, e, ao longo da cota dos 860 metros de altitude, acompanhamos a esplanada da Levada da Serra do Faial até a casa de divisão de águas, descendo até à zona dos Lamaceiros e finalizando no Miradouro da Portela, no concelho de Mochico.”
“O traçado da Levada do Furado é testemunho do árduo trabalho que foi a abertura de canais para o transporte de água, desde as suas nascentes, na vertente norte, até aos campos agrícolas no litoral sul. (…).”
“É no sítio dos Lamaceiros que se separam as águas, e é aqui que acaba a Levada da Serra do Faial e onde se inicia a descida para a Portela. Atravessando a zona florestal dos Lamaceiros e passando o Posto Florestal dos Lamaceiros, o percurso continua pela estrada de terra até se encontrar a Levada da Portela, que ladeia pela esquerda o Lombo das Faias e terminando ao encontrar a estrada regional E.R. 102.”
Fotos: © Eduardo Lima / Walkabout