LUZ DE OUTUBRO

Seis e meia, sete horas da manhã. E luz de outubro, só que de três anos atrás, 2015. Antes, bem antes do horário de abertura do monumento ao público. Portanto, sem multidões. Foi esse o contexto da foto que se vê neste post.

Torre de Belém (ou, se preferir, de São Vicente)

Existe um guia de visita da Torre de Belém que considero excelente, embora jamais o tenha sido citado aqui no blog. Foi criado pelo Serviço Educativo do conjunto Jerónimos/Torre, para crianças de 6 a 12 anos. Talvez por isso mesmo eu o considere assim, tão bom. A linguagem é descomplicada, direta, uma delícia de ler – pelo menos para mim, pai de uma menininha de 6 anos. Reproduzo a seguir dois parágrafos da introdução.

“A Torre de Belém foi mandada construir pelo rei D. Manuel I, em 1514, para defender a entrada do Tejo dos barcos inimigos. Nessa altura, muitas embarcações feitas de madeira (caravelas, naus, galeões etc.) entravam e saíam do porto de Lisboa em direcção às novas terras de África e do Oriente: era a Época dos Descobrimentos. Em 1520, a torre estava concluída e, em 1521, Gaspar de Paiva era escolhido para ser o seu governador.

(…)

A Torre de Belém é também conhecida por Torre de São Vicente, em honra de São Vicente, que é o santo protector da cidade de Lisboa. Olhando de frente para a fachada Norte (aquela que se encontra virada para as escadas do jardim), podes observar uma imagem de São Vicente, no lado esquerdo. No lado direito desta mesma fachada, podes ver a imagem do Arcanjo São Miguel, ou seja, o anjo da guarda de Portugal.”

Foto: © Eduardo Lima / Walkabout

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s