PROVESENDE

Há seis anos, quando fui pela primeira vez ao Douro, acabei passando pela aldeia de Provesende – mais ou menos 10 quilômetros do Pinhão, onde fiquei hospedado por mais de uma semana. A aldeia não estava nos meus planos. Mas quem resiste a lugarzinho como aquele? O que era para ser só uma olhada rápida acabou virando uma manhã quase inteira. As nove fotos reunidas neste post foram todas clicadas naquele dia, 10 de outubro de 2012. Desde então, vivo fazendo planos de voltar.

Provesende

Provesende

No website Aldeias de Portugal, lê-se assim sobre Provesende:

Situada em pleno Alto Douro Vinhateiro, a aldeia de Provesende, em Sabrosa, é um recanto a não perder. Na margem norte do Rio Douro, a sua localização no alto de um planalto oferece uma vista singular sobre a região vinhateira mais antiga do mundo, património mundial da UNESCO. As muitas vinhas que a rodeiam, a praça principal da aldeia e os seus magníficos edifícios oferecem uma viagem no tempo com muito para descobrir.

Provesende

Provesende

Provesende é uma aldeia bem preservada que promete encantar com seu património único e singular. Num passeio prolongado pelas ruas da aldeia, observe os solares em granito e as várias casas nobres que atestam o poder e a riqueza da região. O local preserva um belo pelourinho e, no centro da aldeia, junto à Igreja Matriz, de traça setecentista, está o fontanário em granito, datado de 1755. Não deixe de visitar também, junto a esta fonte, uma padaria típica cuja configuração se mantém idêntica à data em que abriu portas: 1940. Classificada como “Aldeia Vinhateira do Douro”, em Provesende terá lugar, futuramente, o Museu da Filoxera, já que foi nesta aldeia que se começou a combater esta praga no século 19. A doença das vinhas destruiu, nesta fase, a produção de vinho do Porto no Douro. Vale a pena conhecer este espaço que conta uma parte da história do território.

Provesende

Provesende

Uma boa altura para visitar Provesende é durante o Festival das Aldeias Vinhateiras do Douro, que celebra estes pequenos locais cheios de história e se realiza entre setembro e outubro. Outra época de festa é a da celebração do Senhor Jesus de Santa Marinha, que acontece no último domingo de maio, na Igreja de Santa Marinha. Para provar os sabores regionais, sempre na excelente companhia dos vinhos do Douro, aconselha-se uma passagem pelo restaurante típico da aldeia, a casa Papas Zaide, onde também poderá encontrar à venda produtos locais tradicionais. Para prolongar a estadia, escolha uma das unidades de alojamento da aldeia.

Provesende

Provesende

Provesende

Fotos: © Eduardo Lima / Walkabout

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s