Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa região de Portugal. Nesse caso, recomendo fortemente que se informe sobre ela e passe a considerá-la em sua próxima visita ao país. Estive lá em 2014. Desde então, vivo fazendo planos de retornar.
Naquela oportunidade, fiquei hospedado na vila de Castelo Rodrigo, um lugarzinho mágico, extremamente bem localizado para quem pretende explorar o Ribacôa. Dali, fui conhecer algumas outras aldeias históricas, como Almeida, Castelo Mendo, Marialva e Trancoso. Também visitei Cidadelhe, reverenciada pelo escritor José Saramago em dois livros, Viagem a Portugal e A Viagem do Elefante. E retornei ao Vale do Côa, com suas gravuras rupestres declaradas patrimônio mundial. Foram dias incríveis, que permanecerão registrados na minha memória para sempre.
Neste post, prefiro não ficar escrevendo sobre cada uma das localidades visitadas por mim naquele ano de 2014. Deixo isso para publicações futuras. Que as imagens aqui reunidas falem por si. E sirvam de inspiração para muitos outros viajantes – que, como eu, certamente se apaixonarão pelo Ribacôa, uma das regiões mais surpreendente de Portugal.
© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout