CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

A cidade de Évora, cujo centro histórico é patrimônio mundial, já oficializou sua candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. E acredita ter boas chances de levar o título. “Não temos apenas o centro histórico, temos também a vivência das pessoas com o nosso patrimônio”, disse Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, à emissora SIC, no lançamento da candidatura. Isso é algo que vai além do edificado”. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Centro histórico

A concessão anual do título de capital cultural é uma iniciativa da União Europeia. O objetivo é promover a cidade escolhida ao longo de um ano inteiro, de modo a, digamos, reforçar os laços culturais e de amizade entre os países membros. Em 2027, está decido que a capital da cultura na Europa será portuguesa.

Escadaria da Igreja de Santo Antão, Praça do Giraldo

Igreja de Santo Antão

Praça do Giraldo

Évora não está sozinha na disputa. Ora, se estivesse, não seria uma disputa, certo? Coimbra já manifestou a intenção de se candidatar, assim como Aveiro, Guarda, Leiria e Viseu, na região Centro; Braga e Viana do Castelo, no Norte; Cascais e Oeiras, na área de Lisboa, e Faro, no Algarve (sul do país). A vencedora só será anunciada daqui a quatro anos.

Largo do Marquês de Marialva

Centro histórico

Escadaria da Sé Catedral de Évora

As fotos reunidas neste post são de 2012.

Centro histórico

© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout

Anúncios

2 pensamentos sobre “CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

  1. Todas as cidades citadas merecem o título. Só não conheço Oeiras, mas já está na lista para conhecer na próxima viagem à Portugal, em setembro. Évora é uma cidade linda. Vou passar por ela novamente. Aliás, Portugal é um país lindo, cada cidade é um encanto.

    • Concordo plenamente, Eliana, todas as cidades candidatas são merecedoras do título. Mas confesso que estou torcendo por três: Évora, Coimbra e Aveiro. Com essas, tenho uma afinidade especial. Um abraço e muito obrigado por acompanhar este blog.

      Eduardo Lima
      Portugal – Patrimônios da Humanidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s