A cidade de Évora, cujo centro histórico é patrimônio mundial, já oficializou sua candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. E acredita ter boas chances de levar o título. “Não temos apenas o centro histórico, temos também a vivência das pessoas com o nosso patrimônio”, disse Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, à emissora SIC, no lançamento da candidatura. “Isso é algo que vai além do edificado”. Para assistir ao vídeo, clique aqui.
A concessão anual do título de capital cultural é uma iniciativa da União Europeia. O objetivo é promover a cidade escolhida ao longo de um ano inteiro, de modo a, digamos, reforçar os laços culturais e de amizade entre os países membros. Em 2027, está decido que a capital da cultura na Europa será portuguesa.
Évora não está sozinha na disputa. Ora, se estivesse, não seria uma disputa, certo? Coimbra já manifestou a intenção de se candidatar, assim como Aveiro, Guarda, Leiria e Viseu, na região Centro; Braga e Viana do Castelo, no Norte; Cascais e Oeiras, na área de Lisboa, e Faro, no Algarve (sul do país). A vencedora só será anunciada daqui a quatro anos.
As fotos reunidas neste post são de 2012.
© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout
Todas as cidades citadas merecem o título. Só não conheço Oeiras, mas já está na lista para conhecer na próxima viagem à Portugal, em setembro. Évora é uma cidade linda. Vou passar por ela novamente. Aliás, Portugal é um país lindo, cada cidade é um encanto.
Concordo plenamente, Eliana, todas as cidades candidatas são merecedoras do título. Mas confesso que estou torcendo por três: Évora, Coimbra e Aveiro. Com essas, tenho uma afinidade especial. Um abraço e muito obrigado por acompanhar este blog.
Eduardo Lima
Portugal – Patrimônios da Humanidade