SÃO JOÃO DA PESQUEIRA

Esta é a vila mais antiga de Portugal, “fundada”, por assim dizer, em 1055. Impressionante, não? A mim, impressiona. Afinal, trata-se de uma vila praticamente milenar. É muita história. Quase o dobro da nossa, por exemplo. Faltavam ainda 445 anos para o descobrimento do Brasil e São João da Pesqueira já tinha seu foral.

Igreja Matriz

Praça da República

Torre do Relógio

O lugar fica na margem esquerda do Douro, junto à área declarada patrimônio mundial pela Unesco. Estive lá em 2012. Ao longo dos 10 dias em que fiquei explorando a Região Demarcada do Douro, devo ter passado pela vila uma dezena de vezes, possivelmente mais. Parei para fotografar em duas: a manhã de uma segunda-feira, 8 de outubro, e a tarde da quarta-feira seguinte, dia 10. As imagens reunidas aqui são as matutinas, clicadas no dia 8.

Rua Francisco José Bernardes

Largo 25 de Abril

Travessa dos Gatos

Em São João da Pesqueira viveu, quando jovem, o Marquês de Pombal, figura de extrema importância tanto na história portuguesa quanto na brasileira. O website oficial do município diz assim:

Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, viveu e frequentou as aulas de latim no Mosteiro de São Francisco, em São João da Pesqueira, onde seu tio – padre Sebastião de Carvalho – dava aulas. Pelo facto de ter vivido a juventude em São João da Pesqueira, em pleno Alto Douro, o Marquês de Pombal ficou conhecedor dos problemas vinícolas alto-durienses e resolveu fundar a Companhia Geral da Agricultura e dos Vinhos do Alto Douro, também conhecida como Real Companhia Velha”. Antes mesmo de virar marquês, ele acabaria criando, em 1756a primeira região demarcada de vinhos do mundo.

Rua dos Gatos

© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s