Cap 4 – BATALHA (EXTERNAS)

Onze fotos externas do Mosteiro da Batalha, que reputo entre os três monumentos mais espetaculares de Portugal – ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e do Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas. Quais são as três da sua preferência? Ajude-me, deixe sua opinião num comentário. Adoraria que os leitores deste blog participassem da edição de imagens que dará origem ao meu livro, sobre os patrimônios mundiais portugueses e suas conexões com a história do Brasil. Caso ainda não saiba, a ideia é publicá-lo em duas versões: impressa, com o requinte de um livro de arte, e digital, talvez um aplicativo de download gratuito. Na versão impressa, o número de fotos em cada capítulo será limitado, creio eu que a 10 ou 12 imagens no máximo. Daí o meu pedido de ajuda. E então, quais fotos desta série você escolheria?

1 – Fachada lateral e D. Nuno Álvares Pereira (2009)

2 – D. Nuno Álvares Pereira (2009)

3 – Fachada lateral (2009)

4 – Terraço (2014)

5 – Terraço (2014)

9 – Fachada principal (2009)

10 – Fachada principal (2014)

11 – Capelas Imperfeitas (2014)

No próximo post, a seleção se dará entre imagens da nave e do claustro do Mosteiro da Batalha.

© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

9 pensamentos sobre “Cap 4 – BATALHA (EXTERNAS)

  1. Olá. Lindas fotos! Estive em Batalha duas vezes, a última em setembro passado. Maravilhoso!! Sempre me encanta. Adorei as fotos 1, 9 e 10. Acho que dois monumentos que também impressionam são o convento de Cristo em tomar e mosteiro de Alcobaça. Imperdíveis!!

  2. Olá, Eliana. Muito obrigado pelas sugestões. Vou levá-las em consideração quando chegar a hora da publicação do livro. De fato, o Convento de Cristo e o Mosteiro da Batalha são impressionantes. Ambos foram classificados pela UNESCO como patrimônios da humanidade também. Estarão, portanto, no livro que pretendo publicar. Nas próximas semanas, compartilharei com os leitores a pré-edição desses monumentos, a exemplo do que estou fazendo com o Mosteiro da Batalha.

    Um abraço e, mais uma vez, muito obrigado.

    Eduardo Lima
    Portugal – Patrimônios da Humanidade

    • Agradeço suas sugestões, Maria Imaculada. Concordo com você, a praça é das mais agradáveis. Passei bons momentos ali, batendo perna ou simplesmente contemplando o mosteiro. Uma pena que você não o tenha conhecido por dentro. É tão impactante quanto por fora. Eis aí um excelente motivo para tornar a visitá-lo.

      Um abraço e muito o obrigado com acompanhar este blog.

      Eduardo Lima
      Portugal – Patrimônios da Humanidade

  3. Como Portuguesa, eu escolheria a 1, a 10 e a 11. Por acaso, o Mosteiro da Batalha é o meu monumento favorito. Mas há muito mais a inscrever nos anais da história, para além, do Convento de Cristo – este fabuloso, porque julgo que, em toda a Europa, é o único que revela como viviam e pensavam os Templários -, Mosteiro de Alcobaça ou dos Jerónimos. Há o Palácio da Pena, em Sintra, a própria Universidade de Coimbra, a Quinta da Regaleira e muito, muito mais. Penso que seria também interessante fazer um levantamento que foi feito pelos Portugueses, no Brasil. Atenção, que isto não tem nada a ver com saudosismos ou colonialismos. Tem sim a ver com a necessidade de preservar um património que é de todos nós.

    Saudações fraternas de Portugal,

    Sandra Ribeiro

    • Olá, Sandra. Muito obrigado por suas sugestões. Tratarei de levá-las em consideração na hora de fazer a escolha final das fotos. Todos os monumentos citados por você são patrimônios mundiais e merecerão seu respectivo capítulo no livro que pretendo publicar. A verdade é que todos os 16 patrimônios da humanidade em território portugueses são fascinantes, cada um a seu modo. Sou um sujeito perdidamente apaixonado por eles.
      Documentar o patrimônio português erigido no Brasil está nos meus planos. Mas preciso concluir o projeto Portugal primeiro. E não se preocupe, não vi o menor sinal de colonialismo no seu comentário.

      Um abraço e, de novo, muito obrigado.

      Eduardo Lima
      Portugal – Patrimônios da Humanidade

    • Muito obrigado, Livia. Prometo levar em conta suas sugestões no momento da edição final das fotos. Você tem razão, o Convento de Cristo é muito bonito. O que mais me fascina nele, contudo, é a história, marcada pela presença dos cavaleiros templários em Portugal.

      Um abraço

      Eduardo Lima
      Portugal – Patrimônios da Humanidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s