Que tal acompanhar a produção de um photobook em tempo real? Aqui, você pode. Caso ainda não saiba, pretendo publicar um livro sobre os patrimônios mundiais portugueses e suas conexões com a história do Brasil. No ano passado, simplesmente não consegui correr atrás de patrocinadores, em decorrência de uma série de problemas pessoais e compromissos profissionais. Também não viajei. Deveria ter ido aos Açores, para fotografar os dois únicos patrimônios da humanidade em solo português que ainda não conheço: Ilha do Pico e Angra do Heroísmo. Tinha até o apoio das autoridades locais de turismo para fazer a viagem. Mas não fiz. Em 2017, a história será outra. E decidi botar mãos à obra desde já, compartilhando com todo mundo a pré-edição das fotos. Começo pelas imagens que serão reunidas no capítulo 1, sobre a Torre de Belém. Repare que, organizadas da forma que estão, elas tentam contar uma história – meio que uma visita de dia inteiro ao monumento, do nascer ao pôr do sol. O “problema” é que são 19. Pensando na versão impressa do livro, terei de reduzi-las à metade, no máximo 10. É batata que, das três últimas imagens, só restará uma. Bem provável, também, que a número 16 fique de fora, já que a imagem 18 é uma das que mais gosto e também traz como elemento principal o reflexo da torre numa poça d´água. Enfim… Editar as próprias fotos é um exercício de desapego, quase sempre cruel
Se quiser apontar suas imagens preferidas, fique inteiramente à vontade. Minha intenção ao dividir com você o trabalho de pré-edição é justamente essa. Todos os pitacos, portanto, serão muito bem-vindos.
Algumas imagens deste post são inéditas, mas a maioria já foi publicada aqui no blog. Inéditas ou não, elas nunca tinham sido reunidas e organizadas assim. Garanto que vale o crime dar uma olhada na galeria. Você corre o risco de gostar bastante.
Antes de ir aos “finalmentes”, só um alerta: saiba que é minha intenção fotografar a Torre de Belém pelo menos mais uma vez, talvez ainda este ano. Isso significa que, em algum momento, novas imagens se juntarão a este conjunto.
© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados
Boa noite!
Tentei publicar uma resposta no site e não consegui.
Se você receber este e-mail, eis o que eu escrevi:
Escolha difícil! Meus pitacos: 1, 4, 5, 6, 7, 8, 12, 14, 16 e 18.
Abraços,
Maria do Carmo
________________________________
Boa noite, Maria do Carmo. Não recebi e-mail, mas seu comentário foi devidamente registrado aqui no blog. Muito obrigado! Gostei bastante das sugestões, elas fazem muito sentido para mim.
Um abraço
Eduardo Lima
Portugal – Patrimônios da Humanidade
É tudo maravilhoso.Sou apaixonada por este lugar!!!!
Concordo integralmente com você, Maria.
Um abraço e muito obrigado por acompanhar este blog.
Eduardo Lima
Portugal – Patrimônios da Humanidade
Pingback: CAPÍTULO 2 – JERÓNIMOS | Portugal - Patrimônios da Humanidade
Pingback: BELÉM HÁ QUASE UMA DÉCADA | Portugal - Patrimônios da Humanidade
Pingback: PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS | Portugal - Patrimônios da Humanidade
Pingback: ANOITECE EM BELÉM | Portugal - Patrimônios da Humanidade