CASA DE MATEUS

Se você já tomou um vinho rosé chamado Mateus, ou pelo menos o viu na prateleira de algum supermercado, talvez reconheça o palácio desta foto. Afinal, há décadas ele estampa o rótulo do tal rosé, que já foi um dos vinhos portugueses mais consumidos aqui no Brasil. Provei-o pela primeira vez não faz muito tempo, numa reunião de amigos. Cá entre nós: não gostei muito, não. Já o palácio… Bem, esse está entre os lugares de que mais gosto em Portugal. Garanto que visitá-lo é uma experiência das mais prazerosas, passeio altamente recomendável. Chamado Casa de Mateus, ele fica em Vila Real, no Douro, região norte de Portugal. Passei por lá uma única vez, em 2012. Não vejo a hora de voltar.

O palácio é considerado um expoente da arquitetura barroca

O palácio é considerado um expoente da arquitetura barroca

No website Visit Portugal, lê-se assim sobre o lugar:

“Edificado na primeira metade do século 18, com risco de Nicolau Nasoni, o Palácio de Mateus – rodeado de belos jardins inseridos numa vasta quinta – é considerado um dos expoentes máximos da arquitectura civil do barroco em Portugal. Da sua decoração interior, ressaltam os tectos em madeira ricamente trabalhada, o mobiliário de diferentes épocas, pintura dos séculos 17 e 18, objectos de prata, cerâmica e uma biblioteca onde avulta uma edição notável de Os Lusíadas.

O palácio é propriedade da Fundação da Casa de Mateus, que tem desenvolvido uma intensa actividade cultural nomeadamente nas áreas da música, da literatura e das artes plásticas, organizando festivais, cursos, seminários e exposições. Neste âmbito, destacam-se os Encontros de Música da Casa de Mateus, que se realizam todos os anos durante os meses de verão.”

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s