Ele é pequeno se comparado a outras fortalezas medievais que você provavelmente conhece. Mas sua relevância, pelo menos para os portugueses, é inversamente proporcional às suas dimensões. As muralhas do Castelo de Guimarães deram abrigo à corte de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, o que faz dele uma das mais importantes fortificações da época da Reconquista Portuguesa ainda de pé. Não por acaso, foi classificado como monumento nacional em 2007, aparece na lista das Sete Maravilhas de Portugal e faz parte, por óbvio, do conjunto declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 2001.
O website Guimarães Turismo resume da seguinte maneira a história do castelo:
“No século 10, a condessa Mumadona Dias, após ter ficado viúva, manda construir na sua herdade de Vimaranes (hoje, Guimarães) um mosteiro. Os constantes ataques por parte dos mouros e normandos leva à necessidade de construir uma fortaleza para guarda e defesa dos monges e da comunidade cristã que viviam em seu redor. Surge, assim, o primitivo Castelo de Guimarães.”
“No século 12, com a formação do Condado Portucalense, vêm viver para Guimarães o conde D. Henrique e D. Teresa, que mandam realizar grandes obras no castelo, de forma a ampliá-lo e torná-lo mais forte. Diz a tradição que teria sido no interior do castelo que os condes fixaram residência e que, provavelmente, aí teria nascido D. Afonso Henriques. Entre os séculos 13 e 15, vários reis irão contribuir com obras de melhoramento e restauro do castelo.”
“Ligado a façanhas heróicas do período da fundação da nacionalidade – como a Batalha de São Mamede, em 1128, razão porque é conhecido por Castelo da Fundação ou de São Mamede –, serviu ainda ao longo da sua história de palco a vários conflitos reais. Perdida que foi sua função defensiva, o castelo entra num processo de abandono e degradação progressiva até ao século 20, altura em que é declarado monumento nacional e são efectuadas obras de restauro.”
© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados
CASTELO DE GUIMARÃES
- Onde: centro da cidade
- Tel.: 351 253 412 273
- Web: http://pduques.culturanorte.pt/
- E-mail: pduques@culturanorte.pt
- Horário: das 10h às 18h, todos os dias*
- Preços: € 2 (entrada normal), € 1 (maiores de 65 anos e estudantes)**
* Última entrada às 17h30; fechado nos dias de Natal e Ano Novo, Domingo de Páscoa e 1º de Maio.
** Entrada gratuita para crianças até 12 anos e para todos os visitantes no primewiro domingo de cada mês.
Abaixo, um filme de animação dos mais simpáticos sobre D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.
Pingback: OS POSTS MAIS VISTOS EM 2016 | Portugal - Patrimônios da Humanidade
Pingback: CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES | Portugal - Patrimônios da Humanidade