Arrisco dizer que este é um dos quatro monumentos mais espetaculares de Portugal, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), do Forte de Nossa Senhora da Graça (Elvas) e do Mosteiro da Batalha. Ocupando uma posição privilegiadíssima, no alto da Serra de Sintra, o Palácio Nacional da Pena traduz como nenhum outro em solo português o ideal romântico do século 19. No website Visit Portugal, ele é descrito da seguinte maneira:
“O fantástico Palácio da Pena é um dos maiores exemplos do revivalismo romântico do século 19 em Portugal. Situado no Monte da Pena, foi edificado no sítio de um antigo convento de frades da Ordem de São Jerónimo. É fruto da imaginação de D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, que casou com a rainha D. Maria II em 1836. Apaixonado por Sintra, ele resolveu adquirir o convento e as terras envolventes para construir o palácio de verão da família real.”
“O rei consorte adoptou para o palácio formas arquitectónicas e decorativas portuguesas, ao gosto revivalista (neo-gótico, neo-manuelino, neo-islâmico, neo-renascentista). Na envolvência, decidiu fazer um magnífico parque à inglesa, com as mais variadas espécies arbóreas exóticas. No interior, ainda decorado ao gosto dos reis que aí viveram, destaca-se a capela, onde se pode ver um magnífico retábulo em mármore alabastro atribuído a Nicolau Chanterenne (um dos arquitectos do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa). Merecem referência também as pinturas murais em trompe l’oeil e os revestimentos em azulejo.”
© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados
Estive em Sintra , mas não visitei o Palácio….Vi da cidade , soberano no alto.Fico devendo a visita . E Sintra é linda!!!
Não deixe de visitar o palácio em sua próxima visita a Sintra. É uma experiência inesquecível.
Um abraço e muito obrigado por acompanhar este blog.
Eduardo Lima
Portugal – Patrimônios da Humanidade
Pingback: O AMOR E O PALÁCIO DA PENA | Portugal - Patrimônios da Humanidade