Mais uma passada pela Madeira esta semana, agora para mostrar um pouco da Vereda dos Balcões – um dos percursos pedestres mais populares da ilha. A trilha começa e termina na estrada regional ER 103, no Ribeiro Frio, e deve sua popularidade a dois fatores principais: ela conduz os visitantes a um dos mirantes mais espetaculares da Madeira, o Miradouro os Balcões, e é um percurso extremamente fácil, ideal para quem não está disposto a encarar longas caminhadas. O trajeto completo, ida e volta, pode ser feito em mais ou menos uma hora e meia e é praticamente plano o tempo inteiro, sem desníveis acentuados do terreno. Trata-se, portanto, de um passeio dos mais agradáveis qualquer que seja a sua idade ou o seu preparo físico.
A vereda acompanha um dos canais de irrigação da Madeira conhecido como Levada da Serra do Faial. A vegetação dos dois lados da trilha é exuberante, o que só ajuda a transformar o passeio em uma experiência ainda mais prazerosa. Ao chegar ao mirante, você será recompensado com vistas panorâmicas sobre o profundo Vale da Ribeira da Metade e da Freguesia do Faial. O cenário é deslumbrante, dominado pelo verde característico da Floresta Laurissilva (declarada patrimônio natural da humanidade pela UNESCO em 1999). “Em dias de boa visibilidade, pode-se avistar a Cordilheira Central da ilha e o grandioso panorama geológico que é a massa rochosa da Penha d´Águia”, informa um painel instalado pela administração da Madeira logo no início do percurso.
Uma recomendação: por mais que o dia esteja ensolarado quando você decidir conhecer a Vereda dos Balcões, é aconselhável levar na mochila um agasalho e uma capa impermeável. O clima na região do Ribeiro Frio pode variar bastante e repentinamente, no intervalo de poucas horas. Um calçado adequado para caminhadas também é indispensável, pois o piso é bastante escorregadio em certos trechos do percurso.
© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados
Pingback: ONDE OS TENTILHÕES NÃO TÊM MEDO | Portugal - Patrimônios da Humanidade