VEREDA DOS BALCÕES

Mais uma passada pela Madeira esta semana, agora para mostrar um pouco da Vereda dos Balcões – um dos percursos pedestres mais populares da ilha. A trilha começa e termina na estrada regional ER 103, no Ribeiro Frio, e deve sua popularidade a dois fatores principais: ela conduz os visitantes a um dos mirantes mais espetaculares da Madeira, o Miradouro os Balcões, e é um percurso extremamente fácil, ideal para quem não está disposto a encarar longas caminhadas. O trajeto completo, ida e volta, pode ser feito em mais ou menos uma hora e meia e é praticamente plano o tempo inteiro, sem desníveis acentuados do terreno. Trata-se, portanto, de um passeio dos mais agradáveis qualquer que seja a sua idade ou o seu preparo físico.

Trecho inicial da Vereda dos Balcões, no Ribeiro Frio, um dos percursos pedestres mais populares da Ilha da Madeira

Trecho inicial da Vereda dos Balcões, um dos percursos pedestres mais populares da Ilha da Madeira

A vereda acompanha um dos canais de irrigação da Madeira conhecido como Levada da Serra do Faial. A vegetação dos dois lados da trilha é exuberante, o que só ajuda a transformar o passeio em uma experiência ainda mais prazerosa. Ao chegar ao mirante, você será recompensado com vistas panorâmicas sobre o profundo Vale da Ribeira da Metade e da Freguesia do Faial. O cenário é deslumbrante, dominado pelo verde característico da Floresta Laurissilva (declarada patrimônio natural da humanidade pela UNESCO em 1999). “Em dias de boa visibilidade, pode-se avistar a Cordilheira Central da ilha e o grandioso panorama geológico que é a massa rochosa da Penha d´Águia”, informa um painel instalado pela administração da Madeira logo no início do percurso.

Uma recomendação: por mais que o dia esteja ensolarado quando você decidir conhecer a Vereda dos Balcões, é aconselhável levar na mochila um agasalho e uma capa impermeável. O clima na região do Ribeiro Frio pode variar bastante e repentinamente, no intervalo de poucas horas. Um calçado adequado para caminhadas também é indispensável, pois o piso é bastante escorregadio em certos trechos do percurso.

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s