Passados mais de 500 anos desde a conclusão da sua obra original, em 1510, a Igreja de São Francisco, em Évora, está praticamente como nova graças a uma minuciosa restauração. O trabalho, iniciado em junho de 2014 e terminado 15 meses depois, em setembro do ano passado, consumiu um orçamento superior a 4 milhões de euros, envolvendo nada menos que 26 restauradores e cerca de 60 operários. Quase tudo, dos azulejos às esculturas e pinturas, foi impecavelmente recuperado de modo a devolver ao templo todo o esplendor de cinco séculos atrás. Resultado: uma das igrejas mais espetaculares de Portugal.
O Convento de São Francisco de Évora, complexo do qual a igreja faz parte, foi a primeira casa da Ordem Franciscana em Portugal. Segundo a tradição, neste local foi sepultado, em 1536, o poeta Gil Vicente, considerado primeiro grande dramaturgo português. Àquela altura, o convento vivia seus momentos áureos, com a corte do rei D. Afonso V utilizando o espaço conventual como residência durante suas estadias em Évora. Consequentemente, não demorou até que a igreja fosse elevada à categoria de Capela Real – daí os múltiplos emblemas régios de D. João I e D. Manuel I.
© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados
IGREJA DE SÃO FRANCISCO
- Endereço: Praça 1º de Maio
- Horários: das 9h às 12h45 e das 14h30 às 17h10 (abre às 10h nos domingos)
- Entrada: gratuita (€ 2 para a Capela dos Ossos)
Estive lá lugar maravilhoso !!!
Sim, Rodrigo, a Igreja de São Francisco já era linda antes do restauro. Agora, então, está literalmente divina. Arrisco dizer que é uma das cinco igrejas mais bonitas do país atualmente. Muito obrigado por deixar aqui seu comentário e acompanhar este blog. Forte abraço.
Eduardo Lima
Portugal – Patrimônios da Humanidade