Uma das boas surpresas que aguardam o turista de primeira viagem à Ilha da Madeira é o centro histórico do Funchal. Dada a vocação portuária da cidade e o trânsito intenso de navios de cruzeiro, confesso que esperava encontrar uma área central dominada por fachadas modernosas, com apenas um ou outro bolsão de casario histórico preservado. Estava enganado. A zona velha do Funchal é uma delícia, muito bem conservada. E um dos seus cantinhos mais gostosos é justamente o que aparece na foto abaixo.
O prédio maior, de fachada branca, atualmente abriga a Assembléia Legislativa da Região Autônoma da Madeira. Trata-se da antiga Alfândega do Funchal, construída entre 1516 e 1519 em estilo gótico-manuelino. Mas bem pouco restou das suas características arquitetônicas originais. Nos séculos 17 e 18, o edifício sofreu várias intervenções, incluindo a construção, em 1715, da outra edificação branca que aparece na imagem, a Capela de Santo António da Mouraria. Alguns anos mais tarde, em 1748, um tremor de terra provocaria estragos consideráveis no conjunto, levando a mais uma série de obras. E outra sequência de reformas ocorreria nos séculos 19 e 20, terminando por praticamente apagar os traços mais antigos da sua fachada.
Em frente à capela, um totem entrega as seguintes informações aos visitantes:
“Pequena capela privada, dentro do recinto amuralhado da antiga Alfândega do Funchal. Foi levantada em 1715 por um dos antigos provedores, o desembargador João de Aguiar, que aí se fez sepultar. A capela foi dedicada a Santo António da Mouraria, na evocação do trabalho desenvolvido pelo santo no norte da África, antes de se deslocar para a Itália, tendo entrado para a Ordem de São Francisco e falecido a 13 de junho de 1231, em Pádua. Interiormente, encontra-se dotada de altar de talha portuguesa dos inícios do século 18, alfaias várias, assim como imagens e pinturas alusivas à memória de Santo António, tendo o culto sido novamente iniciado a 4 de dezembro de 1990.”
© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
- Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h
- Entrada: livre
- Visitas guiadas: fionapereira@alram.pt
CAPELA DE SANTO ANTÓNIO
- Horário: Dias úteis, das 10h às 12h30 e das 15h às 17h
- Entrada: livre