O SAMBA E A UC

Aproveito este finalzinho de Carnaval para escrever sobre uma conexão das mais curiosas entre a Universidade de Coimbra, patrimônio da humanidade, e o Brasil. Como a maioria dos leitores deve saber, o sambódromo do Rio de Janeiro, palco do autodenominado “maior espetáculo da Terra”, fica na Avenida Marquês de Sapucaí. Você tem alguma ideia de quem foi esse cidadão? Foi um influente político dos tempos do Brasil imperial, desembargador de renome, formado em Direito na UC. No arquivo online da instituição, é possível acessar o registro da matrícula dele, feita precisamente no dia 10 de outubro de 1816.

A Universidade de Coimbra, onde estudou Direito o Marquês de Sapucaí

A Universidade de Coimbra, onde estudou o Marquês de Sapucaí

Uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Beija-Flor de Nilópolis, homenageou este ano o marquês, em um desfile de tirar o fôlego ocorrido na noite de domingo passado. Algumas alegorias, inclusive, fizeram referência à UC. O terceiro carro alegórico da escola a entrar na avenida, batizado “Coimbra – Conhecimento em Terras Lusitanas”, foi inteiramente dedicado ao período em que ele estudou na universidade – com direito a representações da Biblioteca Joanina e da torre do relógio.

Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí, nasceu em Congonhas de Sabará (hoje Nova Lima, Minas Gerais) no dia 15 de setembro de 1793. Ao longo de sua carreira política, colecionou cargos importantes. Foi ministro da Fazenda e da Justiça, conselheiro de Estado, deputado geral, presidente de província e senador. E mais: em 1839, foi nomeado mestre de Literatura e Ciências Positivas de D. Pedro II, então herdeiro do trono do Brasil Império; e cuidou, alguns anos mais tarde, da educação da Princesa Isabel. Recebeu em vida as mais destacadas condecorações, entre elas as Imperiais Ordens de Cristo e da Rosa e a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada. O título de marquês lhe foi concedido pelo imperador em 1872, três anos antes da sua morte.

Integrante da Beija-Flor no papel do Marquês de Sapucaí durante o desfile de domingo passado

Retrato do Marquês de Sapucaí, matriculado na universidade em 1816

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s