Terça-feira, 13 de outubro. Mais um dia de céu carregado de nuvens em Elvas. Mesmo assim, o sol dava as caras a todo instante. E eu, evidentemente, tentava aproveitar da melhor maneira possível essas brechas de luz. Creio que tenha me saído razoavelmente bem.
Dei início à jornada de trabalho no mesmo ponto em que havia encerrado o dia anterior: na parte baixa da cidade, fotografando do alto da muralha de Elvas, em um ponto bem perto da Porta de São Vicente. Depois, segui para o castelo. Fui o primeiro visitante do dia e tive o monumento só para mim durante quase uma hora. Antes de almoçar, ainda dei uma circulada pelo coração do centro histórico, e testemunhei, por volta das 11h30, um fato raríssimo: o Pelourinho de Elvas sem nenhum carro estacionado ao seu redor.
À tarde, fui revisitar mais uma das maravilhas da arquitetura militar tombadas pela UNESCO em Elvas: o Forte de Santa Luzia. Só saí de lá quando às 17h, quando um funcionário do monumento veio me enxotar, dizendo que os portões do forte já estavam sendo fechados. Foram 3 ou 4 horas de ótimos cliques, dois dos quais você vê logo abaixo.
© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados