Sexta-feira, 9 de outubro. Dia de ir embora de Évora, depois de nove maravilhosos dias usando a cidade como base. Meu próximo destino seria Campo Maior, trampolim para a cidade-quartel de Elvas e suas fortificações. Viagem curta, cerca de 100 quilômetros. Mas passei o dia inteiro na estrada. Não que o carro tenha quebrado ou ficado sem combustível, nada disso. É que eu saí de Évora naquela manhã, por volta das 6h, sem nenhuma pressa.
Primeiro, fui a Evoramonte para conhecer e fotografar seu castelo. Depois, segui para Estremoz, onde aproveitei para almoçar. Dei ainda uma passada pela Vila Santa, a espetacular propriedade da João Portugal Ramos no Alentejo. Quando finalmente cheguei a Campo Maior, já passava das 17h.
Eu não poderia ter escolhido melhor horário para chegar. O sol começava a tingir tudo de vermelho e sua posição era excelente para algumas fotos de um ponto da rodovia N373 bem perto da entrada da cidade. Larguei minhas coisas no hotel, à exceção do equipamento fotográfico, e corri para lá. A foto a seguir foi clicada precisamente às 17h36.
© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados
Pingback: PRESS TRIP 2015 – DIA 23 – ALENTEJO | Portugal - Patrimônios da Humanidade