AUTÊNTICA E MONUMENTAL

Entre os próximos dias 29 de setembro e 9 de outubro, estarei em Évora, para mais uma rodada de fotos do seu centro histórico. Essa será minha segunda visita à cidade. Já estive lá em 2012. E guardo maravilhosas recordações. Uma das fotos feitas naquela ocasião, e que permanecia inédita até agora, é esta aqui, feita no pórtico de entrada da catedral.

Sé Catedral de Évora

Sé Catedral de Évora

O website da comissão portuguesa da UNESCO resume assim o centro histórico de Évora:

“É, por excelência, o exemplo de centro histórico português, com visíveis repercussões na generalidade do território ultramarino. Évora deve sua relevância a uma história milenar que recua à Pré-História. Mas a história sobrepôs-se-lhe, fazendo dela uma das mais notáveis cidades romanas da Lusitânia (Ebora Liberalitas Julia), da qual restam inúmeros vestígios, destacando-se o Templo Romano.

Tornou-se, em seguida, um dos grandes centros urbanos do sul do reino português, lugar contínuo de visita e estadia dos monarcas. Viu ali nascer e desenvolver-se os primeiros e brilhantes traços do gótico, combinados com a herança (e a procura de emulação) do mundo mourisco ou árabe no chamado estilo mudéjar, durante os séculos 15 e 16. Recebeu, depois, os influxos do humanismo e é ali que aparecem algumas das primeiras grandes obras arquitetónicas do Renascimento ibérico, por volta de 1530.

Esses diversos momentos tornaram-na numa espécie de joia patrimonial, à qual os séculos não se escusaram de adaptar, mas que mantém intacta uma ambiência de autenticidade e monumentalidade que a transformam numa verdadeira cidade-museu.”

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s