PADRÃO DO SALADO

No coração do centro histórico de Guimarães, bem em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, figura um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. Ali, todo mundo passa, muita gente tira foto, alguns se sentam para descansar. Mas poucos, pelo menos entre os turistas, sabem o que aquilo significa. Refiro-me ao Padrão do Salado, erguido no século 14 por iniciativa do rei Afonso IV para comemorar a vitória cristã sobre os mouros na Batalha de Salado (1340).

Padrão do Salado, em Guimarães: erguido no século 14 para comemorar uma vitória cristã sobre os mouro em 1340

Padrão do Salado, em Guimarães: erguido no século 14 para comemorar uma vitória cristã sobre os mouros

O blog Maravilhas de Guimarães resume assim a história do monumento:

“O Padrão do Salado foi mandado levantar no ano 1342 pelo nosso Rei D. Afonso IV, para comemorar a participação portuguesa na Batalha de Salado. É um monumento cheio de beleza, uma abóbada de pedra, apoiada em quatro arcos em ogiva que, por sua vez, repousam em quatro colunas ou pedestais, lavrados e emoldurados ao gosto romanizante. Sobre estes arcos ficam aqueles alçados triangulares em forma de cunha ou agulha, que dão ao monumento o aspecto peculiar e interessante que realmente tem.

No vértice dos arcos, as armas do Rei D. Afonso IV, estão gravorizadas em cada uma das paredes. Maria Adelaide Pereira de Morais refere no livro Guimarães – Terras de Santa Maria que, a meio do padrão, levanta-se um cruzeiro em calcário dourado e poli cromado, oferecido em 1342 por um negociante vimaranense. Na base do cruzeiro, no lado norte, há um escudo das armas reais portuguesas.

Este padrão foi considerado monumento histórico de segunda classe pela Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos portugueses em Assembleia-Geral de 30 de Dezembro de 1880. Todos os anos, a 14 de agosto, ainda a câmara aqui celebra a procissão comemorativa da Batalha de Aljubarrota.”

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s