TORRE DOS CLÉRIGOS

Barroca, projetada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni, a Igreja dos Clérigos se destaca na paisagem urbana do Porto por causa da sua torre sineira, uma beldade com 75 metros de altura. A torre foi construída entre 1754 e 1763, por encomenda de D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Cernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres. Está classificada como monumento nacional desde 1910. E disputa com a Ponte D. Luís I o posto de cartão postal da cidade.

Torre dos Clérigos: 75 metros e 240 degraus até o topo

Torre dos Clérigos: 75 metros e 240 degraus até o topo

O Turismo de Portugal, em seu website, descreve assim o monumento:

“A Igreja dos Clérigos é uma genuína obra barroca de meados do século 18, concebida por Nicolau Nasoni, arquitecto de origem italiana que deixou a sua marca em muitos monumentos do Porto e da região norte de Portugal. Nasoni encontra-se sepultado, a seu pedido, numa pequena capela.

Toda a frontaria do templo mostra uma decoração barroca muito interessante, que vale a pena apreciar no detalhe. O interior em granito e mármore e revestido de talha barroca revela igualmente a mestria do seu arquitecto. Na capela-mor, destaca-se um retábulo policromado de Manuel Porto.

Mas o elemento mais marcante deste conjunto é a torre construída em pedra de granito que se ergue a partir do topo ocidental do corpo da igreja. Inconfundível ex-libris da cidade e extremamente esbelta nos seus 75 metros de altura, a torre desenvolve-se em lances ritmados que terminam num coroamento de decoração barroca. (…) Uma escada interior, com 240 degraus, permite o acesso ao topo, onde se pode admirar uma das mais belas panorâmicas do Porto.”

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s