PRAÇA DA REPÚBLICA

Fiquei tanto tempo sem passar pelo Alentejo aqui no blog que agora não quero mais ir embora. Semana passada, Évora. Esta semana, Elvas. E começo esta nova série de posts não pelas fortalezas que lhe valeram o título de patrimônio mundial, mas pelo coração do seu núcleo urbano amuralhado: a Praça da República.

A praça é dominada pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção: fachada com pinta de fortaleza

A praça é dominada pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção: fachada com pinta de fortaleza

O edifício de fachada parruda lá no fundo é a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas. Visual inusitado para uma igreja, né? No website do projeto Cathedral, a gente lê o seguinte sobre ela:

“Embora não existam referências documentais que o comprovem, pensa-se que a Igreja de Nossa Senhora de Assunção tenha sido erigida em 1517. As Memórias Paroquiais dão conta que, em 1515, o rei D. Manuel, verificando o estado de ruína em que o templo se encontrava, terá ordenado sua reconstrução. A nova igreja viria a abrir ao culto em 1537, ainda com obras em curso. Por esta data a capela-mor estaria já concluída, permitindo, assim, que se realizassem os ofícios litúrgicos. (…)

A fachada da igreja define-se sobretudo pela sua torre sineira axial, emprestando ao monumento um certo ar de fortaleza. Ao nível do primeiro registo encontra-se um amplo nártex. Na pedra de fecho do amplo arco de volta perfeita que antecede este recinto encontra-se uma inscrição em caracteres góticos. Segue-se um segundo patamar composto por uma varanda e por dois janelões, obra datada de 1637 e que serviria para os cónegos assistirem a cerimónias litúrgicas que se desenrolariam na praça. (…) No último nível registam-se os sinos, num total de sete, acomodados entre arcos de volta perfeita. O mais antigo data de 1548.”

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

3 pensamentos sobre “PRAÇA DA REPÚBLICA

  1. Pingback: PRESS TRIP 2015 – DIA 23 – ALENTEJO | Portugal - Patrimônios da Humanidade

  2. Pingback: PRESS TRIP 2015 – DIA 24 – ALENTEJO | Portugal - Patrimônios da Humanidade

  3. Pingback: ELVAS EM P&B – A CIDADE II | Portugal - Patrimônios da Humanidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s