VIAGEM A PORTUGAL I (III)

Começo aqui mais uma série de fotos da minha primeira passagem por Portugal, em 2009 – dessa vez, em cores. O edifício que aparece na imagem é o Palácio Nacional de Sintra. Este foi um dos meus primeiros clicks na cidade. Eu tinha acabado de desembarcar na estação ferroviária, não havia nem cinco minutos, e estava subindo a pé a sinuosa Volta do Duche em direção ao centro histórico. Eram mais ou menos nove e meia da manhã. Precisei me enfiar um pouco no mato para conseguir esse visual. E ainda levava nas mãos minha velha Nikon D70s, que até hoje me presenteia com imagens de excelente qualidade técnica. Quanto mais eu mergulho nas fotos dessa viagem, mais nostálgico eu fico. Que saudade daqueles tempos.

O Palácio Nacional de Sintra: foto clicada da Volta do Duche

O Palácio Nacional de Sintra: clicado da Volta do Duche

De todos os palácios que os monarcas portugueses mandaram erigir ao longo da Idade Média, apenas o de Sintra chegou aos nossos dias praticamente intacto. O Turismo de Portugal escreve assim sobre o lugar em seu website:

“Exemplo único dos paços reais medievais em Portugal, o Palácio Nacional de Sintra é um ex-libris da vila. Desde as primeiras dinastias, Sintra foi um local de eleição dos reis portugueses, embora o palácio que vemos actualmente se deva à iniciativa de D. João I, que o reconstruiu, e de D. Manuel I, que o enriqueceu e acrescentou uma ala.

Vale a pena visitar o interior, onde se pode saber um pouco da história de Portugal. A decoração tem grande valor, combinando vários estilos artísticos ao gosto dos reis que aqui viveram, e foi adoptada para dar nome às várias dependências. Destacam-se a Sala dos Cisnes, a Sala dos Brasões, a Sala das Pegas e a Capela. Podemos ainda aqui encontrar uma pequena história do azulejo em Portugal, desde os exemplares hispano-árabes trazidos por D. Manuel até aos painéis em azul e branco característicos do século 18. No exterior, ganham grande relevo as duas chaminés cónicas da cozinha, com 33 metros de altura, um símbolo adoptado por Sintra.”

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s