CAPELA DE SÃO MIGUEL

Antes de deixar a Universidade de Coimbra rumo ao Mosteiro da Batalha, uma passadinha pela espetacular Capela de São Miguel. Ela foi construída no início do século 16, em substituição a uma capela anterior, provavelmente do século 12. Diz assim o website da UC:

“O edifício que hoje existe é fruto das obras dirigidas por Marcos Pires e terminadas por Diogo de Castilho. Foi alvo de pequenas remodelações nos séculos 17 e 18. A Real Capela dedicada a São Miguel foi também sede da confraria de lentes e estudantes sob a invocação de Nossa Senhora da Luz. Sua estrutura arquitetónica é manuelina, estilo decorativo visível, sobretudo, nos janelões da nave central e no arco cruzeiro.

Quando a universidade adquiriu o palácio, adquiriu igualmente a capela, mantendo esta o privilégio real. O revestimento azulejar da capela-mor data de 1613, e a nave foi revestida com azulejos tipo “tapete”, que foram fabricados em Lisboa. A pintura do teto deve-se ao lisboeta Francisco F. de Araújo, que a executou no fim do século 17. Posteriormente, foi renovada, e o escudo real, modernizado.

O púlpito foi utilizado pelo padre António Vieira em 1663 para proferir o sermão dedicado a Santa Catarina, cujo altar data já do século 18. Do lado esquerdo está o altar dedicado a Nossa Senhora da Luz, padroeira de todos os estudantes. A capela é consagrada. Nela celebra-se a missa dominical e são realizados casamentos para membros da comunidade universitária.”

A Capela de São Miguel, na UC: cenário de um dos sermões do padre António Vieira

A capela: cenário de um dos sermões do padre António Vieira

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s