O REFEITÓRIO DE CRISTO

Diante da exuberância de atrações como a Charola, o Claustro Principal ou a Janela do Capítulo, poucos são os visitantes do Convento de Cristo que se ocupam deste espaço por mais do que alguns poucos minutos. Pois comigo acontece o oposto. Eu adoro este lugar. Sempre que visito o convento, passo pelo refeitório de 3 a 4 vezes ao longo do dia. Em cada passagem, uma sessãozinha de fotos. Quinze minutos na primeira, outros 15 na segunda, 20 ou 30 na terceira… Sei lá. Só sei que adoro fotografar este ambiente.

Na entrada, um texto em português e inglês informa o seguinte:

“Construído por João de Castilho durante a grande campanha de D. João III, este espaço devia estar concluído entre 1535 e 1536, de acordo com as inscrições nos púlpitos, destinados à leitura durante a refeição. Note-se o desenho das nervuras perspectivadas da abóbada. Tem uma antecâmara que serviu de aparador e que comunica com a cozinha. Sob o refeitório, localiza-se a adega do vinho e do azeite e outras dependências de cariz agrícola, em articulação com o laranjal (Horta dos Frades) e a cerca do convento. A actual organização das mesas deveu-se a obras posteriores, do tempo do Seminário das Missões (1922-92).”

O refeitório: obra do maior arquiteto português do século 16

O refeitório: obra do maior arquiteto português do século 16

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

2 pensamentos sobre “O REFEITÓRIO DE CRISTO

  1. Que maravilha! Também tenho saudades e uma grande lembrança desse lugar, aonde fiz minhas refeições diárias durante o tempo que estive no Seminário das Missões, entre os anos de 1966 e 1968

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s