PÓRTICO FLAMEJANTE

Um mergulho no pórtico de entrada do Mosteiro da Batalha, obra-prima do Gótico Flamejante. Os textos que acompanham as imagens são da DGPC (Direção-Geral do Património Cultural).

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

“Quando nos aproximamos da fachada principal, deparamo-nos com um portal totalmente esculpido, definido por um arco de linhas curvas e contracurvas que acaba numa parte pontiaguda onde estão esculpidos os escudos de armas de D. João I e de D. Filipa de Lencastre.”

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

“No topo aparece Cristo coroando a Virgem e só depois, dentro do próprio arco, separando estas imagens das outras, é que aparece todo o resto. Este arco representa a Corte Celestial e tem seis arquivoltas de arco quebrado que, na parte superior, formam o tímpano onde estão os quatro evangelistas com os respectivos atributos e Cristo em Majestade.”

Mosteiro da Batalha Mosteiro da BatalhaMosteiro da Batalha

“As arquivoltas têm 78 imagens separadas entre si por baldaquinos e que, à medida que se aproximam do centro, representam um grau mais elevado na hierarquia da Igreja. São elas as seguintes: nas duas últimas arquivoltas, Santos, Santas e Mártires; na seguinte, os Reis de Israel;  depois, os profetas; na segunda, os anjos músicos com os instrumentos musicais medievais, como é o caso do órgão portativo, charamela, saltério, viola de arco etc.; e, na primeira, os serafins, representados com os seus três pares de asas e simbolizando o grau mais elevado na hierarquia angelical.”

Mosteiro da Batalha post-05-12-14-091x

“Nas jambas do portal, temos 12 figuras que se destacam pelo seu tamanho, consideravelmente superior ao das outras. São elas os 12 Apóstolos, aqui também representados como sendo os pilares da Igreja, uma vez que se encontram a suportar todas as outras figuras, indicando claramente a simbologia do ide e espalhai pelos quatro cantos…

© Fotos: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

5 pensamentos sobre “PÓRTICO FLAMEJANTE

  1. Pingback: Cap 4 – BATALHA (NAVE E CLAUSTRO) | Portugal - Patrimônios da Humanidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s