PROMESSA À VIRGEM MARIA

Declarado patrimônio mundial em 1983, o Mosteiro da Batalha é o terceiro monumento histórico mais visitado de Portugal – só fica atrás do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, ambos em Lisboa. O lugar é fantástico, merecedor de, no mínimo, dois ou três seguidos de visita. Reproduzo a seguir um pouco da história do mosteiro contada em seu site oficial:

“O Convento de Santa Maria da Vitória, hoje conhecido por Mosteiro da Batalha, é a materialização da promessa feita no campo de batalha pelo rei D. João I à Virgem Maria, perante a dimensão de tudo o que estava em jogo, prometendo-lhe a edificação de um mosteiro caso saísse vencedor daquele embate histórico [a Batalha de Aljubarrota], tal como pode ler-se no seu testamento redigido por Lopo Afonso em 1426: no dia da batalha que ouuemos com elrey de Castela, de que Nosso Senhor nos deu vitoria, de mandarmos fazer aa homra da dita nossa Senhora Santa Maria (…) ally açerqua domde ella foy hûu moesteiro.

O significado da construção do mosteiro não se esgotou, porém, no cumprimento honesto daquele voto; corporizou também, desde o início, a consagração de D. João I como rei de Portugal, assumindo-se desta forma como sinal visível e símbolo da nova dinastia, assim expressa e definitivamente legitimada pela vontade divina. Embora não haja certezas sobre a data exata de início das obras do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, tudo leva a crer que a formação do grande estaleiro, adequado à grandiosidade do projeto desejado por D. João I, ter-se-á iniciado um ano ou dois após a Batalha de Aljubarrota travada em Agosto de 1385.”

O Mosteiro da Batalha, na região de Leiria: terceiro monumento mais visitado de Portugal

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Um pensamento sobre “PROMESSA À VIRGEM MARIA

  1. Pingback: OS CICLISTAS DA BATALHA | Portugal - Patrimônios da Humanidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s