SIMBORA

Sabe o que é um patrimônio da humanidade? Muito simples: é um lugar que tem de ser preservado a qualquer custo, dada sua excepcional importância histórica ou natural. Quem concede o título é a Unesco, agência da ONU preocupada exclusivamente com educação, ciência e cultura. Todo ano, ela acrescenta novos lugares à lista de patrimônios. São 981 até a presente data, espalhados por 160 países. Dezesseis ficam em Portugal.

Taí o tema deste blog: patrimônios da humanidade portugueses. Estive em 12 deles. Faltam a Universidade de Coimbra, a floresta laurissilva da Madeira, a paisagem da ilha açoriana do Pico e o centro histórico de Angra do Heroísmo, também nos Açores. Vou fotografá-los em breve, é lógico. Quero publicar um livro, com ensaios fotográficos bem bacanas e textos que revelem as conexões entre cada monumento e o Brasil. Acompanham-me nesse projeto Beto Gomes, o cara do texto, e Debs Bianchi, a moça da arte. Nossa aposta inicial é a Lei Rouanet. Mas o livro vai sair de qualquer jeito, seja por meio de lei de incentivo ou não.

Dito isso, ficamos assim: se você gosta de fotografia e viagem, curte história ou simplesmente ama Portugal, pode colar neste blog. Quero compartilhar contigo meu fascínio pelos patrimônios da humanidade portugueses – e te convencer a transformá-los no seu próximo destino de férias.

Bora pra Portugal!

Palácio Nacional de SintraImagem

© Foto: Eduardo Lima / Walkabout – Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s